domingo, 2 de março de 2008

resumo

A historia é um ponto muito importante na ed fisica, no qual nós podemos melhorar a nossa saúde e nos previnir de varias lesões. Des da antiguidade o homem ja se uniam no elogio do nosso corpo .
Atualmente as pessoas já descobriram os valores dos exercicios fisicos eos praticam. O nosso corpo é um objeto, que nós tentamos melhorar átraves da ed fisica.
A ginastica com certeza é uma atividade fisica, ela tem por objetivo regular a assimilação e a desassimilação e obter a simetria fisiologica da vida da qual depede a saúde a forca e o bem estar.A ed fisica com os seus conhecimentos nos ajuda a ter uma boa saúde, ja a medicina ela tem a capacidade de curar ou atenar as doenças.
A ed fisica e a cultura promove uma inteira participação do publico que se torna ator telespectador ao mesmo tempo.
Futbol, dança etc essa é a nossa cultura. A politica e a ciencia tambem influencia muito na ed fisica, des da antiguidade clássica.
No entanto a ed fisica precisam dessas essencias: Ginastica, medicina cultura, jogos, esporte politica e cienci. todas elas esta no nosso cotidiano e estas fazem a historia da ed fisica.

GENILSON SOUZA MACHADO JUNIOR

Um comentário:

História Educação Física: Cruz das Almas e Região disse...

Prezado Genilson,
Inicialmente Sugiro que coloque o título de seu resumo da seguinte forma:

Resumo: OLIVEIRA, Vitor Marinho. O Labirinto. In: O que é educação física. São Paulo: Brasiliense, 1983.

Lembrando que um resumo deve ser escrito cumprindo os critérios de: exposição do tema central (primeiro), exposição da perspectiva do texto (segundo) e apresentação dos argumentos do texto (terceiro). Cada um dos três critérios vale 0,3. a soma dos três dá 0,9. O 0,1 para atingir 1,0, é referente à sua autonomia na escrita.
Retomo aqui para esse resumo, meu comentário inicial sobre seu resumo anterior. A partir disso sugiro desde já que se baseie na seguinte apresentação que preparei para esse resumo. Acrescento ainda, que nesse resumo você se estende construindo um texto com suas idéias, que para um resumo não é cabível, pois o resumista deve centrar seu exercício na retirada da essência do texto lido. Para tanto, sugiro a seguinte forma para você iniciar o resumo, suprimindo a parte que você escreveu com suas idéias.
“O texto tem como tema central a problemática em torno do trabalho de definição da disciplina Educação Física. Para tanto é lançada a seguinte pergunta: o que é educação física? Para tentar responder a tal questão, Oliveira recorre aos estudos historiográficos e a uma reflexão filosófica – teórica e conceitual. Nesse sentido, o autor entende que educação física pode ter vários modos de aplicação á vida. O autor destaca algumas delas, por onde a educação física bem buscando sua definição: ginástica, medicina, cultura, jogo, esporte, política e ciência”.
A partir daí entre em cena o terceiro critério a ser cumprido. Você destaca e expõe duas idéias essenciais que o autor elabora no texto, contudo, não pode esquecer que ele contextualiza tais idéias no campo da história. Portanto, quando você escreve: “A ginástica com certeza é uma atividade física, ela tem por...”, você não localiza sobre o que de fato o autor está falando no texto. É de qualquer ginástica? Não. É da ginástica grega, segundo Plantão, especificamente. Do contrário, fica parecendo que todas as ginásticas têm essa concepção. Veja bem, essa afirmação está correta, mas ele não está falando de qualquer ginástica, mas sim, especificamente, da ginástica grega segundo Platão. Mesmo por que, logo em seguida ele, o autor, faz questão de diferenciá-la da ginástica moderna, pois esta não é tão geral quanto aquela. Logo, a ginástica que hoje praticamos está mais condizente com a ginástica moderna. Aliás, você não aborda a ginástica moderna em seu resumo de forma explícita, o que você faz é recortar um trecho onde o autor fala da ginástica moderna, mas que você não expressa isso. Essa parte é: “A ed física com os seus conhecimentos nos ajuda a ter uma boa saúde...”. Só mais uma observação, não utilize abreviaturas no resumo. Lembre-se que um resumo deve expressar a essência do texto relacionado ao seu contexto histórico. Logo a seguir você diz: “já a medicina ela tem a capacidade de curar ou atenuar as doenças...” Sim, essa afirmação existe no texto, mas não é ela que importa ao seu resumo, mas sim, como o autor relaciona a educação física à medicina. É o mesmo problema apontado acima, você não está contextualizando seu texto. Nesse caso por exemplo, você esqueceu de dizer que o autor fala da medicina enquanto “arte e ciência de curar...” Mais ainda seu texto fica confuso quando na seqüência de “Arte e ciência...” você emenda falando: “A ed. Física e a cultura promove uma inteira participação do público que se torna ator e telespectador ao mesmo tempo.” Sim, mas o que o autor quis dizer com isso? Ora, aí está a diferença entre um resumo e um simples recorte. Você recortou e retirou uma idéia que estava no texto e a deslocou para seu blog, ficando assim, sem sentido. O resumista deve descrever o texto lido, portanto, contar o que o autor diz, no caso, sobre a relação entre educação física e cultura. Quanto à política e a ciência, não é possível juntá-las aqui, já que o autor trata cada uma dessas em relação à educação física de forma muito específica. Repare, seu resumo servirá a alguém que deseja conhecer o texto de Oliveira, antes de ter lido o mesmo. Quero dizer com isso que eu compreendo mais ou menos o que você está dizendo porque já li tal texto objeto de seu resumo, mas quem nunca leu e que assim poderá se pautar em seu resumo para se interessar pelo texto, ficará confuso. Pois bem, e assim você continua emendando os assuntos sem distinguí-los.
Atenciosamente,
Prof. Renato Izidoro.