domingo, 16 de março de 2008

RESUMO

No período medieval as atividades atléticas herdadas dos gregos e romanos foran pouco a pouco, perdendo o prestígio. E com isso marca uma fase muito negatíva para os aspectosesportivos e culturais, isso so acontesse por causa das trasformações sociais que aconteceu muito rapido. O cristianismo grande potência na época acelerouo fim das atividades gimico-esportivas.O cristianismo sofreu muitas perseguições dos romanos e com isso ele se fortaleceu e se tornou religião oficial.
A igreja católica com 1/3 de todas as terras do mundo feudal, torna-se o maior dos senhores feudais.Dai se espalha por todos os lugares o culto a Deus eles acreditavam que Deus era o centro de tudo, mas eles tinham que viver uma vida louvando e engradecendo a Deus, e assim a sua alma iriam encontrar a salvação da alma.
Entre a idade media e a moderna surge uma nova civilização o renascimento que pode também referir-se ao periodo do humanismo sendo um movimento espiritual que marca o retorno ao clacissismo.
O período renascentista é muito diferente do feudal que tem como maior preocupação a salvação da sua alma ou seja: em ter um compromisso com Deus, o renascentista se preucupa com a vida terrena, com as coisas materiais,nesse período as pessoas comeca a valorizar a Ed física e o trabalho humano pela natureza.
O ressurgimento da Ed física, a preucupação pelo corpo ven de encontro com as necessidades dessa nova orden social em formação: com a valorização da ciência e do homem o corpo ganha destaque, a ed física nos posibilita a ter um corpo saudavel forte e produtivo.

GENILSON SOUZA MACHADO JUNIOR

Um comentário:

História Educação Física: Cruz das Almas e Região disse...

Prezada Rodrigo Mercês,
Inicialmente Sugiro que coloque o título de seu resumo da seguinte forma:

Resumo: GUILHERMETI, Paulo. Do corpo medieval ao corpo moderno. In: Motrivivência. Janeiro, 1990.

Lembrando que um resumo deve ser escrito cumprindo os critérios de: exposição do tema central (primeiro), exposição da perspectiva do texto (segundo) e apresentação dos argumentos do texto (terceiro). Cada um dos três critérios vale 0,3. a soma dos três dá 0,9. O 0,1 para atingir 1,0, é referente à sua autonomia na escrita.
Referente a esses critérios; aponto desde já que seu resumo é iniciado pelo terceiro critério, o que não é correto. É necessário que você esclareça na primeira linha o tema central do texto e na segunda no máximo, a perspectiva do autor. Com efeito, a forma como você inicia seu resumo não permite que você expresse tais critérios, de modo que, você inicia muito diretamente os argumentos do autor, sem, contudo, dizer que se trata de argumento de alguém que não é você. Portanto tente iniciar assim: “O texto (ou o autor) lança como tema central a transição entre a concepção e o tratamento referente ao corpo humano da Idade Média aos da Idade Moderna. Para tanto, o autor se vale de uma perspectiva historiográfica ou histórica”. A partir desse princípio você pode continuar com seu texto, dizendo: “No período medieval as atividades atléticas herdadas dos gregos e romanos foram pouco a pouco perdendo prestígio”. Na seqüência, quando você fala do caráter negativo disso, não é necessário, pois é um detalhe que de certa forma remete a opiniões de valor. Sugiro que você retire de seu resumo a parte que vai dessa questão até “...encontrar a salvação da alma”, daí você continua com seu texto: “Entre a idade média e a moderna...” só que corrija: a “nova civilização não é o Renascimento”. Este foi um movimento político e cultural ocorrido na época, cujo mote era a construção de um novo homem a partir da cultura clássica, tal como você coloca corretamente. Referente ao restante, está razoável. Sugiro que realize uma releitura atenta aos equívocos gramaticais e ortográficos. Atenciosamente,
Prof. Renato Izidoro.