quarta-feira, 23 de abril de 2008

O Estudo da Cinesiologia

O tema central do texto é a cinesiologia que estuda os movimentos do corpo. A perspectiva do autor é histórica e Epstepológica. Espaço, tempo e velocidade são fatores mais importantes no estudo dos movimentos e as ações de seus músculos.
Ele relatou que o animal que se move faz sua mudança de posição pressionando contra o que está debaixo dele, e os corredores quando balançam os braços, pois na extensão há uma espécie de apoio sobre as mãos e pulsos.
Galeno, cidadão romano, que é considerado o primeiro médico de equipe na história acumulou conhecimento substância do movimento humano. A idéia de que os músculos são contrateis é dele, e ele foi considerado o pai da medicina de desportiva.
Com Da Vinci a cinesiologia avançou muito mais, ele estudava sobre a relação entre o centro de gravidade e o equilíbrio e a resistência, descreveu a mecânica do corpo na posição ereta.
Galileu Galilei ficou convencido de que a natureza ficou conversido em símbolos matemática, então voltou-se para a matemática em busca das leis que regiam os fenômenos físicos, a matemática é a ciência mais exata que existe, sem a matemática todos esses estudos ficariam incompletos.
No futuro da cinesiologia é sua formulação das três leis do repouso e movimento que expressam as relações entre forças interações e seus efeitos.
Todo corpo permanece em seus estado de repouso ou de movimento uniforme, em linha reta, ao menos que seja compelida ao alterar este estado por forças aplicadas sobre ele (lei da inércia).
A toda ação corresponde sempre uma reação igual e contrária. (lei da interação)
A alteração do movimento é proporcional à força matriz aplicada e realizada na direção da linha reta na qual esta força se aplica (lei do momento).
Essas leis foram descobertas por Isaac Newton.
Os cinesiologistas do futuro poderão ver-se envolvidos com toda a gama de organismos vivos e serão solicitados a integrar várias subdivisões da disciplina, como a Cinesiologia Estrutural-Funcional, que lida com as relações interativas entre a estrutura e funções de movimentos dos organismos; Fisiologia do exercício, Biomecânica cinesiologia e cinealogia simbólica do psicológico.

Nenhum comentário: